sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Projeto - Adeus fraldinha!!!

Bom dia!!! 
Quem aí também está no desfralde? Bom, antes de mais nada, temos que respeitar o ritmo da criança. Acho que não existe uma determinada idade, que você se vê obrigada a retirar. Minha filha tem pouco mais de dois anos e como sempre os habituais comentários já iniciaram. “Nossa ela ainda usa fralda?”, “A minha eu tirei já com XX anos”, “Já está na hora dela saber pedir”. 

CHEGA!!! Da minha filha sei eu!!! 

Antes de pensar no gasto que as fraldas geram ao seu bolso, você deve iniciar um trabalho de preparação com seu filho. Não é do dia para noite que você vai tirar a fralda e dizer, faça no pinico. 
Pensando nas mamães que também estão nessa fase, elaborei três passos que acho fundamentais para esse processo. 
Não sou especialista no assunto, mas quando se trata do seu filho, que mãe não se torna especialista em tudo?

Vamos lá?

1º Passo – Seu filho avisa que fez xixi e cocô? 
Até então o seu filho anda com a fralda cheia e nem liga. Se ele ainda não tem a consciência de que as fraldas estão inapropriadas para o uso, não tem como exigir que ele entenda o que é exercitar o controle. Mas se você perceber que ele tira a fralda quando fica cheia, isso pode ser uns dois sinais de que ele está preparado para o próximo passo. 

2º Passo – Seu filho consegue te avisar que está fazendo?
É nessa etapa que a criança consegue avisar que está fazendo as necessidades. Ele vai se sentir desagradável com a fralda cheia. Percebi que eles escolhem um cantinho, ficam quietinhos, muitas vezes agachados e olham para os pais com aquele olharzinho de “tô fazendo”. Foi nessa etapa que comecei a mostrar o que era o redutor. Colocando vez ou outra para perder o medo e se acostumar. Não exija que ele faça, vá mostrando aos poucos o que é. Paciência e amor são fundamentais!!!

3º Passo – Seu filho consegue te avisar que quer fazer?
Depois de algum tempo, individual para cada criança, começa a ocorrer uma evolução. A criança começa a ter o controle e consegue segurar as fezes e a urina. Mas lembre-se, você deve ter muita paciência. Não exija, não obrigue. Coloque roupas fáceis de tirar, deixe ele sem fralda, coloque a calcinha ou cuequinha. Se fizer nas calças, ok. Troque, não brigue. Tudo na vida é aprendizado. Seu filho está aprendendo. 

Por aqui estamos em transição para o passo 3, claro que isso não é uma regra a ser seguida, afinal filho não vem com manual de agora faça isso. Como eu disse, respeite o ritmo do seu filho, de muito amor e tenha muita paciência.
Me contem das experiências de vocês! Como foi ou está sendo? 
Beijos Emoticon heart


Nenhum comentário:

Postar um comentário